Georeferenciamento

GEOREFERENCIAMENTO

- Mapa de planejamento e gerenciamento
- Mapa de uso e ocupação do solo
- Mapa básico da propriedade

A tecnologia de imagens via satélite associada as modernas técnicas de geoprocessamento disponibiliza aos produtores rurais uma importante ferramenta de trabalho na condução da atividade rural. A quantidade e a qualidade das informações serão sempre melhores quando os trabalhos de mapeamento tiverem o apoio de levantamentos e observações de campo. Para alguns serviços, os dados de campo são indispensáveis.

Mapa de planejamento e gerenciamento

O planejamento da propriedade rural com o auxílio de imagens via satélite proporciona uma visão geral de toda a propriedade tanto para fazendas já abertas, como para aquelas que ainda tem áreas por abrir.

A visualização das condições da propriedade na imagem de satélite permite definir o traçado de estradas, áreas para exploração florestal, áreas de pastagens e de talhões de agricultura, tudo de forma rápida e econômica. Também fica facilitada a divisão de áreas da fazenda, como no caso do pastejo rotacionado.

Um exemplo prático desses benefícios é a contratação de serviços de roçada e aceiros com base nas reais dimensões das áreas. Conhecendo-se a área dos talhões de agricultura é possível fazer o acompanhamento da produtividade de cada talhão e propor mudanças no manejo das áreas visando uma maior eficiência das lavouras.

O uso desses mapas facilita o conhecimento das condições de exploração da propriedade por todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos com as atividades da fazenda, particularmente, na comunicação os prestadores de serviços de consultoria e assistência técnica.

Na apresentação final desse mapa são mostradas as áreas e divisões da propriedade, áreas abertas (pastagens, lavouras), reserva legal, áreas de preservação permanente, rede de drenagem (córregos, rios), barragens, estradas, curvas de nível, etc. O enriquecimento do mapa com informações coletadas em campo permite a identificação da sede, retiros, tipos de pastagens, cercas, áreas com restrições de uso do solo, etc.

A atualização das informações nesse mapa quando conduzidas junto com os demais processos gerenciais, melhora a eficiência na administração da propriedade.

Mapa de uso e ocupação do solo

O mapa de uso e ocupação do solo apresenta os principais usos da terra e as respectivas áreas.

Ideal para uma rápida avaliação das condições da propriedade e como subsídio na elaboração e apresentação de projetos. Economiza tempo no diagnóstico e planejamento inicial de exploração da propriedade.

Fundamental na identificação de áreas a desmatar, abertura de estradas, construção de barragens e um melhor aproveitamento do solo em geral.

Mapa básico da propriedade

Esse mapa apresenta uma visão geral do imóvel, com sua área, limites, confinantes, estradas de acesso e localização.

Importante nos casos de compra e venda da fazenda, conferência de área e limites, áreas abertas e tipos de vegetação. Muito útil no apoio aos trabalhos de campo e na divulgação da propriedade, conferindo credibilidade as mais diversas situações de uso.

Vantagens do mapeamento por satélite

• Rapidez e redução de custos;
• Facilidade na obtenção e apresentação de informações do imóvel (áreas de lavoura, pastagens, matas, estradas, rios, etc.);
• O mapeamento por satélite é uma importante ferramenta de trabalho no planejamento da propriedade;
• Possibilidade de acompanhamento e evolução da atividade rural;


TOPOGRAFIA - GPS

Serviços de topografia com o emprego de equipamentos de GPS para medições de áreas com precisão, sem a necessidade de abertura de picadas em todos os limites da fazenda. O uso de receptores GPS e o geoprocessamento conferem grande flexibilidade aos trabalhos de topografia, dispensando os métodos tradicionais que necessitam do caminhamento ao longo dos limites do imóvel.

Tipos de medições topográficas com equipamentos GPS:

 GPS geodésico - Para medições precisas visando atender os registros imobiliários, questões judiciais e a Lei Federal 10.267/01 (Georreferenciamento)
 GPS de Navegação - Para conferência expedita das dimensões do imóvel. Muito comum em projetos, dada a rapidez e a facilidade de levantamento de dados.


LEI FEDERAL 10.267/01 - GEORREFERENCIAMENTO

A Lei Federal 10.267/01 determina a obrigatoriedade da certificação de georreferenciamento junto ao INCRA. Essencialmente a Lei busca a regularização definitiva dos registros imobiliários, evitando a duplicidade de documentos e um melhor conhecimento da estrutura fundiária do país.

Qualquer alteração que venha a ser feita na matrícula, transferência de titularidade, desmembramento, remembramento, modificação de área, loteamento e alterações relativas a aspectos ambientais precisam da certificação de georreferenciamento do imóvel.

O georreferenciamento consiste no transporte de coordenadas conhecidas (latitude e longitude), com receptores de satélite – GPS, de marcos já homologados pelo IBGE, para o imóvel a ser medido.

Sabendo da importância e da urgência destes serviços para os produtores rurais, disponibilizamos uma equipe de profissionais capacitados para elaborar todo o processo de georreferenciamento, sob a coordenação de engenheiros credenciados junto ao CREA e INCRA.